ESTUDAR FORA

MEDICINA FORA 

O último post foi para ajudar de uma maneira geral as pessoas que querem vir estudar em Portugal. Mas, como eu sei que Medicina é um curso muito concorrido no Brasil, e já tive amigos que pediram informação sobre Medicina em Portugal, resolvi fazer esse post para explicar, bem como dar outras opções para estudar Medicina fora do Brasil! 

Desde já peço perdão por alguma informação equivocada, não sou especialista, apenas coleto informações para ajudar-vos!

​PORTUGAL

Aqui Medicina também é bastante concorrido... Então, as faculdades não aceitam alunos internacionais. Não quero generalizar, mas no site da Faculdade de Medicina de Lisboa, não há sequer a opção de 'alunos internacionais'. Só há mobilidade, mudança de curso e etc. Já no site da Universidade de Coimbra, eles dizem explicitamente que aceitam ENEM para muitos cursos, e Medicina não é um deles. 

Porém, ao pesquisar na Universidade do Porto não consegui ter a certeza se se pode candidatar ou não, como aluno internacional. Entrei em contato e aguardarei a resposta, mas no mais, entrar aqui como aluno internacional não me parece uma possibilidade.


ARGENTINA

Como o curso de Medicina é o mais concorrido do Brasil, muita gente recorre a estuda-la em outro país, e uma opção muito em conta é ir à Argentina. Há quem duvide da qualidade de ensino da Argentina, mas as Universidades públicas, como a Universidade de Buenos Aires é bem renomada. E além do mais, não é preciso fazer vestibular para entrar. 

O preço varia de faculdade para faculdade, e no fim do post colocarei o site que diz quais são as melhores Universidades, bem como os devidos preços de mensalidade.

As candidaturas na maior parte das Universidades acontecem em Março e em Agosto. A duração do curso varia de 6 a 7 anos. 

https://www.medicinanaargentina.net.br/faculdades-de-medicina-na-argentina/ 


RÚSSIA

Descobri esse ano que estudar Medicina na Rússia é mais barato que estudar Medicina na maioria das Faculdades privadas no Brasil. Um semestre na Universidade Médica Estatal de Kursk, custa, em média, U$ 3,1 mil, incluindo hospedagem e seguro médico. *fonte: Estadão*

O processo de ingresso numa Universidade Russa é a partir de envio de documentos e entrevistas, nas quais o pessoal da Universidade escolhe os que demonstram mais interesse ou independência (basicamente, maturidade, porque o curso é integral e você vai ter que administrar o tempo de estudo e todos os outros afazeres domésticos e etc). Depois das inúmeras entrevistas, é realizado um teste de proficiência na lingua inglesa (sim, o curso é ministrado em inglês, não em russo) e sobre seus conhecimentos na area. Caso seus conhecimentos ou a sua fluência não forem suficientes, você passará um semestre numa Faculdade preparatória.

Segue o site que explica o passo a passo da candidatura numa Universidade Russa:

https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,cursar-medicina-em-universidade-russa-e-opcao-para-brasileiros,1767192

E o site da Aliança Russa, para dúvidas e mais informações:

https://www.aliancarussa.com.br/site/ 

OBS: existe a opção de estudar outros cursos na Russia tambem, que saem mais barato que em outros países, porém, as aulas são ministradas em Russo (e se você não souber, a faculdade disponibiliza um curso de russo antes de você começar).

ESTUDAR EM PORTUGAL 

Como escolher a sua Faculdade 

Olá, olá! Esse post vai ser um pouco para ajudar quem pensa em vir estudar em Portugal, com o foco mais nas licenciaturas (que equivalem ao bacharelado no Brasil) porque é o que eu estou tirando no momento e tenho mais informações, no futuro faço sobre pós! 

Quando eu estava considerando vir estudar em Portugal, só pensava nas Universidades que saiam nas matérias dos jornais brasileiros que começaram a aceitar o ENEM. A Universidade de Coimbra era o meu foco ao fim do meu terceiro ano, porém, a propina (mensalidade), que aqui é paga anualmente, era um pouco fora do orçamento - apenas a anuidade era 7.000 euros por ano, para alunos internacionais. Desanimei porque, com todo esse dinheiro, dava para fazer faculdade no brasil e viajar todas as férias, haha. Porém, quando vim à Lisboa de férias, descobri que todas as Universidades de Portugal aceitam alunos internacionais, e o fato de eu ser brasileira tornaria o processo mais fácil por não ser necessária a comprovação de fluência no idioma.

Foi a partir daí que eu comecei a pesquisar: quais universidades ofereciam o meu curso, quanto custava a anuidade, qual era mais renomada e etc. Então, não existe uma fórmula certa de como você deve proceder para vir estudar aqui. O que eu aconselho é pensar em que curso você quer, daí pesquisar quais universidades oferecem esse curso, entrar no site dela, ver na parte de alunos internacionais (sempre há essa parte nos sites) e assim ver quanto custa. 

Vou dar um exemplo de como a propina varia dependendo do curso e da faculdade: na Universidade de Lisboa, existem várias Faculdades, a minha é o ISCSP e a propina paga pelos estudantes internacionais é de 3.500 euros, enquanto em outra faculdade, a ISEG, a propina é de 6.000 euros. Na mesma cidade, dentro da mesma Universidade, cada faculdade decide quanto vai cobrar do aluno internacional. Por isso, aconselho a pesquisa profunda de preços e da qualidade também, claro. 

Fui aceita na Universidade de Coimbra, na de Évora, na de Lisboa e na do Porto. As anuidades são, respectivamente: 7.000 euros, 4.000 euros, 3.500 euros e 2.000 euros (para o meu curso). Sim, a do Porto é, pelas mais recentes pesquisas, a melhor Universidade portuguesa. Porém, no meu curso, a Universidade de Lisboa é melhor, ao menos, nas pesquisas realizadas por mim! hahaha

Assim que decidir qual é a Universidade que você quer, ou quais universidades você considera, é hora de ficar atento às datas de inscrição, que, mais uma vez, varia de faculdade para faculdade! Existem faculdades, como a minha, que realizam 3 fases de candidaturas internacionais: março, junho e setembro. Outras, como a do Porto, realizam em Junho e em Setembro. E é ai que chega a parte que eu menos gostei: ter que olhar sempre os sites das Universidades, pois a qualquer momento eles podem postar as datas e as inscrições durarem uma ou duas semanas.

Outro detalhe importante, como as aulas aqui começam em Setembro e as aulas no Brasil acabam em Dezembro, passei  muito tempo esperando sair essas datas e tive de conviver com a aflição em não saber se seria aceita ou se perderia as datas de candidatura. Então, se os seus planos são estudar aqui em Portugal, fique atento aos sites sempre!!! 

O site de Coimbra é o unico que tem uma parte dedicada especialmente aos Brasileiros, na qual colocam valores, datas e tudo mais que você precisa saber para ir, enquanto as outras mal têm informações, por isso que o seu melhor amigo será o e-mail das Universidades! Não tenha medo de mandar mil e-mails tirando dúvida, eles demoram a responder, mas respondem! Não desista!!

Por fim, nas Universidades que aceitam o ENEM, eles pedirão o print das suas notas em pdf, junto com os seus documentos como passaporte, CPF, Histórico Escolar, etc., durante a realização da sua candidatura - e um ps básico, quase todas as universidades cobram uma taxa de inscrição que, também, varia de faculdade para faculdade! A de Coimbra cobra 50 euros, e as de Lisboa e do Porto cobram 100 euros!

Nas que não aceitam (como o ISCSP), eles pedirão para que você escolha uma matéria, dependendo do seu curso, para que eles vejam as médias e façam a comparação com as notas em Portugal (Que são de 0 a 20, ao invés de 0 a 10), por exemplo, no meu caso, no curso de Relações Internacionais, eles mandam vocè decidir entre História, Geografia ou Português. Caso suas notas no Histórico Escolar não forem suficientes, você realizará uma prova (que eles disponibilizam o assunto e as provas anteriores no site) via skype com a faculdade. Não cheguei a fazer essa parte, mas uma conhecida minha fez e conseguiu até bolsa de tão bom que se saiu! 

Para finalizar, deixarei aqui alguns sites das universidades que eu me inscrevi, e algumas outras, logo na página que fala de alunos internacionais! Espero que isso tenha ajudado de alguma forma e, qualquer coisa, falem comigo!!!

Universidade do Porto: 

https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=gateway-estudantes-internacionais

Universidade de Coimbra:

https://www.uc.pt/brasil

Universidade de Évora:

https://www.uevora.pt/estudar/Estudantes-Internacionais e https://www.oferta.uevora.pt/estudantes_internacionais 

Universidade de Lisboa:

https://www.ulisboa.pt/home-page/estudar/estudantes-internacionais-2/acesso-e-ingresso-na-ulisboa/

Universidade do Algarve:

https://www.ualg.pt/pt/content/estudantes-internacionais 

Universidade do Minho (Braga):

https://www.uminho.pt/PT/ensino/estudanteinternacional/Paginas/default.aspx 


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora